Melhore a circulação de mercadorias no atacado com o WMS certo

Uma das premissas de um armazém ou centro de distribuição é oferecer total qualidade no atendimento dos pedidos. Quantidade certa, na hora certa e no lugar certo são alguns dos desafios do processo diário na logística que exige mão-de-obra mais eficiente e um aprimorado sistema WMS na logística da organização. Além disso, cada atacadista tem suas peculiaridades. Quem trabalha com eletrônicos, por exemplo, deve ter um cuidado diferente de quem trabalha com alimentos, que precisa ter ambiente climatizado de acordo com a exigência da classe produto.

Esse trabalho, quando feito manualmente, pode abrir brechas para falhas nos processos de recebimento e fornecimento do produto. Além do mais, não é tão fácil cuidar de cada mercadoria, que exige atenção especial, apenas com relatórios em planilhas. É preciso considerar que, no cenário atual, quando a satisfação do cliente e o serviço se tornam a razão principal para um negócio ter destaque em um mercado competitivo a escolha por uma gestão eficaz, como um sistema WMS (Warehouse Advantage System) na logística da empresa, é vista mais como uma necessidade do que uma mera tendência.

Todas as empresas querem aumentar a produtividade e a eficiência, reduzindo erros e acidentes. Por isso, um sistema WMS é a escolha ideal, pois pode aumentar a produtividade dentro do ambiente de trabalho e garantir eficiência na entrega dos produtos aos seus consumidores. Além do mais, a análise da implantação do WMS envolve a oportunidade de preparar o armazém para o futuro, como, por exemplo, a expansão das vendas e maior circulação de mercadoria. Assim, o sistema WMS na logística reduz o tempo do serviço e melhora a imagem da empresa como um todo.

Veja aqui 5 funcionalidades que tornam o WMS HighJump flexível e adaptável ao seu negócio!   

1 - Monitorar o desempenho
Se o armazém precisa melhorar o desempenho, é crucial contar com uma solução que permita monitorar as atividades de um ou mais processos no armazém em tempo real. Neste caso, o Módulo de Gestão de Indicadores KPI’s, do WMS logístico, é ideal para criar indicadores específicos do negócio e, assim, navegar nos dados fazendo análises precisas quando houver algum indicador fora.  

2 - Otimizar operações
Se o armazém precisa otimizar a separação de mercadorias, é fundamental uma ferramenta que capacite sua equipe a reorganizar a disposição de itens em seu CD. A ferramenta Slotting Advantage otimiza a disposição dos produtos de acordo com sua frequência de saída, aumentando a produtividade operacional e melhorando a utilização do espaço do CD.

3- Manter a qualidade dos produtos
Todo armazém precisa de tarefa de inspeção de qualidade, não é mesmo? Para isso a ferramenta de Serviços de Valor Agregado, gerencia todas essas tarefas e confirma a liberação — ou não — de mercadorias que entram no atacado, diminuindo os riscos de problemas no processo e garantindo que os produtos cheguem intactos às mãos do cliente.

4 - Acompanhar as operações
Acompanhar as operações dentro do CD é necessário para atender com precisão às necessidades do cliente. Imagine poder verificar, a qualquer momento, os produtos que entram e saem do estoque? Com um WMS isso pode ser real! Além do mais, a tecnologia RFID (Radio Frequency IDentification) permite essa ação de forma automática sem interação humana.

5- Gerenciar a circulação no armazém
Planejar, medir e rastrear as atividades operacionais são ações diárias no Centro de Distribuição e podem contribuir muito na hora de organizar a circulação de mercadorias, mas fazer isso de forma manual pode não apresentar dados precisos e ainda aumenta custos de mão-de-obra. A ferramenta LMS (Labor Management System) permite fazer todas essas atividades, aumentando a eficiência operacional e maximizando a performance dos recursos envolvidos.

Todo atacadista que quer aumentar seu índice de produtividade e competitividade no mercado precisa ter total controle das operações. Não é mesmo? Por isso, o sistema WMS na logística é ideal para ter maior controle do armazém. Além do benefício de maior produtividade na organização, ele possibilita a visualização de painéis das operações e a rastreabilidade de cada detalhe dos processos, desde transações com itens, até quem executou as tarefas.

Para melhor gerenciamento, a flexibilidade do WMS permite a integração de recursos ao seu software, como funcionalidades do App Station, que disponibiliza aplicações que podem ser baixadas sem necessitar customizar ou alterar o código fonte.  A plataforma é feita em camadas e módulos, proporcionando maior escalabilidade na operação ao integrá-los para atender necessidades específicas.

Gerenciar o movimento de mercadorias para seus fornecedores exige boa coordenação e planejamento. Quanto melhor essas funções são gerenciadas, mais tarefas podem ser realizadas em um dia. O WMS HighJump é reconhecidamente o software mais flexível do mercado, se adaptando à realidade da empresa e ao cliente, proporcionando um melhor uso do sistema wms na logística e, consequentemente, maior retorno da utilização.

> Deixe seu comentário

Entre em contato
+55 47 3036 7800 (SC)
+55 11 3027 4197 (SP)
+56 2 2840 5916 (CHILE)
otimis@otimis.com

Newsletter

Gostaria de receber nossas novidades no seu email?