6 motivos para trocar seu sistema WMS por outro mais flexível

Você utiliza um sistema WMS (Warehouse Management System) engessado? Ao trabalhar com uma solução que dispõe de poucas funcionalidades e sem rastreabilidade total, pode haver inconvenientes para a companhia que envolvem desde a perda de clientes, até falhas na gestão de logística.

Consequentemente, isso resulta em retrabalho, mais horas de expediente e perda de lucratividade. A empresa ainda pode perder produtos em estoque devido à falha na gestão das mercadorias e informações que facilitem o controle da entrada e saída de produtos. Diante disso, como a inovação na gestão logística pode trazer benefícios para a empresa? Confira 6 motivos para utilizar um software moderno e flexível!

 

#1-Redução de perdas com um sistema WMS

Um software moderno de logística permite diminuir os custos das operações, do processo de gerenciamento dos produtos no armazém até o transporte de mercadorias. Isso porque, ele faz o registro de todas as etapas do processo, permitindo que o gestor avalie as ocorrências e possa tomar decisões mais acertadas para otimizar a produtividade.

Para complementar, o sistema WMS faz o registro dos itens desde o momento que eles são entregues pelos fornecedores, durante o processo de produção e entrega. Isso reduz as perdas no estoque, pois torna possível utilizar os produtos antes do prazo de vencimento.

 

#2-Controle dos processos de gestão de logística

Um software flexível traz inovação para o ambiente de trabalho. Ele permite a automatização de processos, maior controle, organização das tarefas e, ainda, facilita a padronização dos métodos de trabalho e ajustes em etapas que não são produtivas, aumentando a agilidade das operações.

Essa centralização das informações em um mesmo ambiente cria um banco de dados único sobre a gestão de logística, além de reduzir a necessidade de anotações manuais e garantindo a atualização das informações em tempo real.

Para complementar, esses dados podem ser utilizados para gerar relatórios que propiciam que o gestor tome decisões mais corretas para o sucesso do negócio.

 

#3-Maior eficiência e satisfação dos clientes

Uma plataforma robusta também permite que o gestor possa organizar as tarefas da equipe de acordo com prazos e prioridades. Dessa maneira, ele evita atrasos na entrega aos clientes, que ficam mais satisfeitos. Isso aumenta a eficiência da gestão de logística com a produção de itens de qualidade dentro da data prevista e, só é possível, porque as informações ficam registradas no sistema WMS e podem ser ajustadas conforme a necessidade da empresa, evitando falhas na comunicação e erros nos processos.

 

#4-Dados estatísticos sobre a operação

Você precisa saber quantos itens estão no estoque, mas não tem um sistema WMS moderno? Pois é, isso pode ser um grande problema! As ferramentas mais atuais permitem que o gestor possa levantar dados de todas as etapas da operação logística.

Dessa maneira, é possível identificar os setores que costumam atrasar as tarefas, organizar equipes na área de trabalho e solicitar itens de matéria-prima, por exemplo.

 

#5-Capacidade de ajustar funcionalidades

O sistema WMS flexível oferece muitas vantagens para os usuários. Uma delas é a capacidade de adicionar ou ajustar funcionalidades que melhor se adaptam à realidade da companhia. As configurações podem ser ativadas dentro da plataforma, no momento em que for melhor para a empresa.

E o melhor: sem que haja a necessidade de parar as operações por longos períodos, pois as mudanças podem ser agendadas para um final de semana ou feriado. O software também permite adicionar novos fluxos de trabalho sempre que o gestor precise. Sem demoras, necessidade de contratar uma consultoria externa e maiores custos para a corporação.

 

#6-Aumento da competitividade e inovação

Uma solução WMS flexível otimiza a carga de trabalho em um nível detalhado para aumentar drasticamente a eficiência e a redução direta de custos. Desse modo, fortalece a excelência operacional, a entrega de pedidos em menor tempo e a satisfação do cliente.

Essas informações geradas pelo software e gerenciadas pelo responsável de gestão de logística contribuem para diminuir os erros e aumentar a competitividade da companhia. Elas ainda permitem a inovação de metodologias aplicadas no negócio, uma vez que fornecem uma visão detalhada para o gestor sobre os aspectos positivos e negativos da empresa.

Logo, é possível perceber que o sistema WMS aumenta a eficiência da gestão de logística e favorece a inovação na empresa. Quer saber o que considerar na hora de escolher um software para monitorar as operações? Confira o checklist que preparamos!

 

> Deixe seu comentário

Entre em contato
+55 47 3036 7800 (SC)
+55 11 3027 4197 (SP)
+56 2 2840 5916 (CHILE)
otimis@otimis.com

Newsletter

Gostaria de receber nossas novidades no seu email?